Fale Conosco (34) 3323-1485

Cadastro Único

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pela prefeitura de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.


Pré-Cadastro


Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um Pré-Cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web. O Pré-Cadastro permite que o cidadão já informe dados importantes para o seu cadastro. Após enviar o Pré-Cadastro, o usuário tem 240 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família e complementar outros que sejam essenciais. A apresentação de documentos e a complementação de informações é necessária para que o cadastro seja concluído e o cidadão possa ter direito a solicitar benefícios sociais.


No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único irá coletar as demais informações referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração.


Atenção: o Pré-cadastro é uma etapa opcional. O cidadão pode, se desejar, fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único. O Pré-cadastro é apenas uma forma de agilizar esse serviço. Cidadãos que não estão inscritos no Cadastro Único e desejam se cadastrar pela primeira vez. É importante destacar que apenas o Responsável Familiar pode realizar o Pré-Cadastro!


O Responsável Familiar é a pessoa da família que vai prestar as informações dos demais componentes, e deve ser, de preferência, a mulher.


Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:


- Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
- Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.


Conheça os principais programas que utilizam o Cadastro Único:


- Programa Bolsa-família;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- BPC;
- Minha casa minha Vida.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR O CADASTRO:


- CPF (todos que moram na casa);
- RG (todos que moram na casa);
- Comprovante de residência (Energia ou Água - recente 3 meses;)
- Título de eleitor regularizado;
- Comprovante de renda;
- Certidões das crianças menores de 12 anos;
- Declaração escolar;


Unidade de atendimento


Secretaria de Assistência Socail
Endereço: Av. Padre Julio de Razz 501 - Centro
Horário de atendimento: 08h às 11h. das 13h às 17h
Contato: (34) 3323-1185 ou (34) 3323-1162 | bolsafamilia@verissimo.mg.gov.br